Breve histórico

Em dezembro de 2013 inaugurou-se, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova, uma Creche, em Termas de Monfortinho. Esta resposta social e educativa, de frequência gratuita teve, numa primeira fase, objetivos simples:


Possibilitar às famílias das freguesias mais distantes da sede de Concelho uma resposta, de contexto de Creche (dos 0 aos 3 anos), com o objetivo de as apoiar na efetiva conciliação entre vida familiar e profissional;


Proporcionar à criança um espaço de socialização e de desenvolvimento integral com base num Projeto Pedagógico adequado à sua idade e potenciador do seu desenvolvimento, no respeito pela sua singularidade;


Evitar fenómenos de migração das aldeias para a sede de concelho ou das aldeias para outra localidade, fora do concelho de Idanha-a-Nova.

 Estes objetivos, o aumento de matrículas, a resposta alargada às freguesias vizinhas (Penha Garcia, Monsanto e Medelim) e a identificação da necessidade deste serviço noutras freguesias, fundamentaram a abertura, em setembro de 2015, da Creche e Jardim de Infância, na Freguesia de Rosmaninhal.


 Surge assim a Rede Educativa: Idanha+bebé que, atualmente, funciona em dois Polos: Creche Termas de Monfortinho e Creche, Jardim de Infância e ATL de Rosmaninhal.


 O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento está consciente da importância que os primeiros anos de vida podem representar para a aprendizagem e desenvolvimento equilibrado da criança. Por conseguinte, acreditamos que a implementação de Creches e Jardins de Infância, na nossa rede de serviços, é um investimento para o sucesso das crianças, na escola e na vida, assim como para o combate à pobreza e exclusão social.